quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Cultura da Abóbora e suas ultilidades

                
 
               
      Falando da cultura da abóbora, estamos tratando de uma família com cinco tipos de espécies diferentes,  dentre elas as mais conhecidas em nossa região, é o cambotiá, a moranga e a abobrinha.
    É uma cultura anual, rasteira que se desenvolve melhor em ambientes quente e temperados com solos extremamente úmidos, sua reprodução é sexuada, o seu plantio pode ser feito durante todo ano, é semeado em média de 2 a 3 sementes por cova, que deve ser adubada irrigada, a colheita é feita à cerca de 85 à 150  dias após o plantio isso dependerá bastante da temperatura ambiente, da umidade do solo da presença de luz solar e de demais fatores naturais, um dos indícios que está na hora da colheita é o amarelamento do talo .
    A comercialização da abóbora é feita para vários tipos de consumo e de utilização, a principal é a comercialização do fruto para a alimentação dos brasileiros que é consumida de varias formas, como mistura, doces as sementes como aperitivos, mas também o fruto e bastante comercializado para fins artesanais, para ornamentações, a moranga principalmente. A melhor época para a comercialização é de janeiro á maio quando os preços estão em alta. 

Um comentário:

  1. Bruno, seu blog está bem elaborado, com postagens separadas, o que facilita a busca por informação...muito bom...

    ResponderExcluir